A FAO, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, incentiva este ano, à preservação do meio ambiente. Sabe-se hoje que a alimentação é o principal determinante da nossa saúde e que a produção alimentar é a actividade humana que mais influencia a saúde do planeta, então… porque razão lhe damos tão pouca importância no nosso dia a dia?
1 Não desperdice água. Estima- se que todo o processo produtivo (water footprint) para se obter 1L de refrigerante engarrafado possa necessitar de até 300L de água. Se tiver sede beba água.
2 Diversifique a sua dieta e substitua refeições de carne ou peixe por leguminosas (feijão, lent i lhas, grãos, etc) e “cereais” (arroz, massa, milho, pão). Uma pequena refeição com carne ou peixe por dia é mais do que suficiente para um adulto ter uma alimentação nutricionalmente adequada, além de poupar recursos naturais em todo o processo de produção da carne.
3 Evite a contaminação dos solos. Separe o lixo.
4 Sempre que possível compre fresco e de produção biológica. Os produtos são a preços quase semelhantes à produção convencional.
5 Se possível, compre fresco e cozinhe no mesmo dia. Tente que este gesto se repita: Menos embalagem, menos frio e mais sabor, maior relação com a comunidade, maior proximidade com a natureza. E menos poluição.
6 Reduza o plástico nas embalagens, nos recipientes para guardar alimentos em casa ou nos sacos com os quais vai fazer compras.
7 Planeie cuidadosamente as compras e não compre mais do que o que necessita. Um terço
8 A fruta é muitas vezes deitada fora apenas por não preencher alguns requisitos de beleza, mas na verdade tem um sabor idêntico, senão melhor. Deixe de lado a aparência e procure diferentes variedades.
9 Compre perto de casa e escolha produções e produtores locais, sempre que possível. Saiba quem lhe vende e de onde vem a sua comida. Quanto menos os alimentos viajam menos poluem.
10 Seja um cidadão comprometido com as escolhas alimentares que ajudem a deixar este planeta habitável para os nossos descendentes.
Baseado em https://www.dgs.pt/em-destaque/10-boas-praticas-para-proteger-o-meio-ambiente-atraves-da-alimentacao.aspx